Abastecimento
Água deve voltar às torneiras nesta terça
Sanep quer normalizar abastecimento nos bairros Três Vendas, Fragata e Centro
Paulo Rossi -
O fornecimento de água deve estar normalizado nesta terça-feira (7) nos bairros Fragata, Três Vendas e Centro, em Pelotas. Ao menos, esta era a expectativa da direção do Sanep, no final da tarde desta segunda. O dia foi de consertos em quatro vazamentos em adutora da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moreira e de manutenção em mais um filtro na ETA Santa Bárbara; a principal da cidade. Para os moradores da região do Porto, a notícia não é das melhores: não há data certa para o abastecimento - precário nos últimos meses - estar a pleno.
“Acreditamos que nesta madrugada (de terça) o sistema estará preenchido. Teremos água em todos os pontos atingidos pelas manutenções”, explica o diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, sem precisar o número de domicílios afetados com os transtornos dos últimos dias.
A comunidade da Cohabduque, no Fragata, é uma das que têm sentido a escassez. E, para se prevenir, a aposentada Zélia Grecco de Souza, 64, fez reserva em garrafas PET e em baldes. Tudo para evitar que a segunda-feira repetisse a situação do final de semana, quando ela e o marido tiveram de se socorrer na casa de parentes. “E a gente com todo esse perrengue, no calor”.
Entenda melhor
Para eliminar os quatro vazamentos em adutora da ETA Moreira, os técnicos foram obrigados a desligar as bombas devido à forte pressão. Com o conserto, a população do Fragata - de localidades, como Passo do Salso, Verona, Cidade de Lisboa e Cohab Fragata - foi diretamente atingida. Moradores da região central também podem ter ficado com as torneiras secas, já que a ETA Moreira faz contribuição ao sistema de abastecimento do Centro.
O bairro Três Vendas voltou a registrar problemas no fornecimento, na segunda. A potência das bombas foi reduzida para viabilizar a manutenção em um terceiro filtro da ETA Santa Bárbara - dois receberam atenção semana passada. “São manutenções periódicas em função da concentração de sujeira”, ressalta o diretor-presidente do Sanep, ao adiantar que os outros sete serão limpos, tão logo caiam as temperaturas.
Os transtornos na região do Porto não têm data certa para chegar ao fim, admite a direção do Sanep. Alexandre Garcia explica que a localidade possui uma das redes mais antigas da cidade. Portanto, várias medidas seriam necessárias e algumas já começaram a ser feitas, como a troca de tubulação na rua Bento Martins. Limpezas na rede com caminhão hidrojateador, investimentos em entroncamentos e o destravamento de registros também integram a lista de ações, para que o reservatório R3 volte a ser utilizado.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário